1.12.07

O Projeto Político Pedagógico


“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”: J. C. Libâneo

"Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo". Joan Subiratis: Construindo o Projeto Político Pedagógico

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico: CADEP
“O presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.” Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?: Ilma Passos Alencastro Veiga

“... Este artigo pretende mostrar como a construção de um projeto político-pedagógico pode contribuir para estabelecer novos paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a instituição escolar a transgredir a chamada "educação tradicional", cujo conteudismo de inspiração positivista está longe de corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar...”. José Luís Salmaso e Raquel Maria Bortone Fermi: Projeto Político Pedagógico: uma perspectiva de identidade no exercício da autonomia

“...A crise paradigmática também atinge a escola e ela se pergunta sobre si mesma, sobre seu papel como instituição numa sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização da economia e das comunicações, pelo pluralismo político, pela emergência do poder local. Nessa sociedade cresce a reivindicação pela autonomia contra toda forma de uniformização e o desejo de afirmação da singularidade de cada região, de cada língua etc...” Moacir Gadotti: O Projeto Político-Pedagógico da escola, na perspectiva de uma educação para a cidadania.

“Este artigo analisa os impactos das recentes mudanças na composição e a dinâmica do mercado de trabalho e seus impactos sobre a prática educativa de ensino fundamental e médio. Retrata, ainda, o quanto os projetos pedagógicos oficiais empregados em nosso país, em especial, no intervalo entre as décadas de 50 e 70, constituíram-se como barreiras para enfrentamento dos novos desafios pedagógicos. Analisa as reformas educacionais implementadas nos anos 80 e 90, ... ”. Rudá Ricci: O perfil do educador para o século XXI (de boi de coice a boi de cambão)

Links 
Projeto Político Pedagógico da EMEF Des. Sebastiao Nogueira de lima
Gestão democrática: Wikipedia
"Domíno Público"/ Vídeos: O projeto político-pedagógico: Conceitos e significados. Parte I, Parte II e Parte III.

10 comentários:

MARISA disse...

Parábéns e obrigada teu blog é muito bom. Esta é minha primeira visita. Quacalatnto mais leio mais maravilhas encontro.Sou supervisora na SMEC de Sant'Ana do Livramento-RS.

Anônimo disse...

Parabéns!
Que blog maravilhoso, rico!!
Sou estudante de Letras da faculdade Estácio de Sá -RJ e amei os vídeos e as matérias. Eu só posso agradecer por contribuir tão ricamente em minha vida acadêmica.
Um abraço,
Simone

Unknown disse...

Meu nome é Ricardo Normando (normando@ufc.br). Sou professor de Física e pesquiso acerca de metodologias para Ensino de Física.

Parabenizo pelo blog já que este se apresenta como uma ferramenta inestimável para alunos e professores.

Coloco-me à disposição para contribuir no que for possível.

P D E - 2009 disse...

Parabén pelo blog, excelente.

Anônimo disse...

Seu site é realmente um show, tudo de bom, o máximo, parabéns.

Anônimo disse...

Adorei as ideias com a qual eu posso socializar com meus alunos no cotidiano, assim torna mais fácil o ensino-aprendizem dos mesmos já que leciono um conteúdo um pouco receoso que é física por parte deles...estimulando o cognitivo dos educandos.

Jader G. Düsterhafet disse...

sou Jader G.Düsterhafet e curso faculdade de pedagogia.gostei muito do blog,particularmente me ajudou muito...

Lêda Gonçalves disse...

Lêda Gonçalves,estudante de Pedagogia da UNISUAM-RJ Parabéns pelo rico trabalho, obrigado por contribuir com a minha formação. Poderíamos chama-lo de " Tesouro da Educação"! Um abraço!!!!!!!

Pró Das Dores disse...

Muito bom meeeeesmo este Blog!Sou Maria das Dores Borges,e estou tutora
do PROGESTÃO em Mirangaba-Bahia.Estamos estudando o Módulo III cujo tema é a construção do PPP.Permita-me:Vou divulgar o Blog entre os meus cursistas.Parabéns pelo excelente trabalho.

Teacher's disse...

Parabéns pelo ótimo blog que está sendo muito útil no estudo da disciplina Projeto Político Pedagógico.