Filosofia da Educação

Derivada do grego, a palavra filosofia (φιλοσοφία) significa ‘amor à sabedoria’, associando phílos (φίλος) ‘amigo, ou amante’ e sophia (σοφία) ‘sabedoria’. Tal definição é um dos principais temas da própria filosofia; certamente, há muitas maneiras de descrevê-la, algumas enciclopédias caracterizam filosofia em termos de investigação intelectual e da aplicação do raciocínio na análise crítica, bem como do diálogo ou da introspecção para resolver problemas complexos e importantes.
A filosofia é um campo de estudos onde as pessoas fazem perguntas tais como: Deus existe?, O que é realidade?, O conhecimento é possível? o, O que torna as ações certas ou erradas?
O método fundamental da filosofia é o uso do raciocínio para avaliar os argumentos a respeito dessas questões. Entretanto, o exato objetivo e a metodologia da filosofia não são rígidos. O que caracteriza a filosofia é discutido pela própria filosofia e depende de uma determinada tradição filosófica. Wikipedia
"A filosofia da educação é o estudo dos objetivos, dos processos, da natureza e dos ideais da educação. Pode estar dentro do contexto da educação como uma instituição social ou mais amplamente como o processo de crescimento existencial humano, isto é, como é que nossa compreensão do mundo é continuamente transformada (seja através dos fatos, dos costumes sociais, das experiências, ou mesmo das nossas próprias emoções)". Wikipedia
“ ... reconhecendo em Habermas e Rorty a possibilidade de abandonar o pensamento idealista e subjetivo da tradição filosófica... o texto demarca algumas críticas à filosofia da educação por estar voltada apenas para a filosofia continental (antes da virada lingüística).... possibilitando repensar o modelo da pedagogia tradicional à luz de novos critérios de avaliação... facilitando a ultrapassagem dos limites conceituais das teorias filosóficas dogmáticas, presas ao historicismo...”. Catia Piccolo Viero, Amarildo Luiz Trevisan, Elaine Conte: Filosofia da educação a partir do diálogo contemporâneo entre Analíticos e Continentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário