19.8.06

Gerenciando o Conhecimento

O mundo globalizado está ingressando numa nova era da tecnologia digital com computadores pessoais equipados com multiprocessadores (quad-core) que estão se transformando em verdadeiros supercomputadores (atualmente para se codificar e gravar um dvd demora de meia a duas horas, mas com os novos preocessadores, é possível realizar essa tarefa em menos de cinco minutos ) e, com a nova internet mil vezes mais rápida será possivel assistir vídeos e áudio em tempo real, com alta qualidade permitindo incríveis melhorias nos aplicativos de vídeo-conferência, podcating e de ensino a distância. Bibliotecas inteiras estão sendo digitalizadas e um grande acervo de produções em vídeo e áudio, também, estão disponíveis Internet. O desafio agora é localizar, selecionar, gerenciar e tranformar em conhecimento a gigantesca quantidade de informações disponibilizadas na Internet. “Conhecimento é poder” dizia Francis Bacon que entendia ciência como possibilidade de controle dos fenômenos naturais. Agora, maior ênfase é dada ao compartilhamento desse conhecimento.

O termo Conhecimento recebe no Oxford English Dictionary as seguintes definições:
(i) competências ou habilidades adquiridas por uma pessoa através da experiência ou da educação; compreensão teórica ou prática em um determinado tema,
(ii) aquilo que se afirma em certa área do conhecimento, incluindo fatos e informações ou
(iii) Saber, familiaridade adquirida através da experiência com fatos ou situações.

Os debates filosóficos surgem quando Platão considera como conhecimento uma "crença verdadeira e que pode ser justificada pela razão (logos)". Platão estabelece três critérios para a afirmação do conhecimento: veracidade, justificabilidade e credibilidade. Porem, não há atualmente consenso sobre esta definição e existem numerosas teorias concorrentes.

A aquisição do conhecimento envolve processos cognitivos complexos: percepção, aprendizagem, comunicação, sociabilização e reflexão. O termo conhecimento é também utilizado para significar uma confiável compreensão de um assunto com o potencial de utilizá-la para um fim específico. Ver Gestão do Conhecimento para obter detalhes adicionais sobre essa matéria. Conhecimento: Wikipedia

"... gerenciar as informações passou a não ser mais suficiente, e de uma maneira integrada e relacionada, passou-se a falar de gerenciamento ou Gestão do conhecimento..." Wikipedia / Gestão do conhecimento
"Gestão do Conhecimento - Breve Introdução. Por que só agora tem importância?..." Gestão do Conhecimento: Lílian Álvares
"... Nasce o conceito de Capital Intelectual, como forma de evidenciar e potencializar a força dos recursos não materiais (intangíveis)...". Arthur Hyppólito de Moura: Gestão do Conhecimento e o Capital Humano das Organizações

"... A 'explosão da informação' sobre a qual muito se comenta e escreve, é também, em grande medida, a explosão da informação errada e mal organizada (...). A revolução digital apenas agravou os problemas – Murray Gell-Mann ...". Romeu Mendes do Carmo:
A gestão do conhecimento
"... A gestão do conhecimento no contexto acadêmico, voltado para a perspectiva do conhecimento científico ...". Fernando César Lima Leite: Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual
“O que é “ser competente em inglês”... vi que há uma confusão muito grande entre "conhecimento" e "competência"... a literatura ajudou a confundir ainda mais as coisas, pois havia uma grande confusão entre "informação" e "conhecimento". Ao chegar em "informação", foi necessário distingui-la de "dado”...: Valdemar W. Setzer: Dado, Informação, Conhecimento e Competência

"... as escolas devem criar, nos alunos de graduação, uma cultura que permita indicar que a gestão da informação é anterior a gestão do conhecimento, assim como devem mostrar que a gestão da informação é imprescindível à qualquer organização seja pública ou privada. Além disso, devem indicar que as tecnologias da informação e comunicação são um fato, uma realidade que não pode ser dissociada da gestão da informação ..."
I Seminário Pedagógico ABECIN “Gestão da Informação
Tecnologia da informação (TI), tal como definido pela Associação de Tecnologia da Informação da América (ITAA), é "o estudo, a concepção, desenvolvimento, implementação, suporte ou gestão da informação em sistemas computacionais, em especial aos softwares aplicativos e ao hardware de computadores". A TI ocupa-se com o uso de computadores eletrônicos e de softwares para converter, armazenar, proteger, processar, transmitir e obter informações, de forma segura. Recentemente popularizou-se a sigla TIC (Tecnologia da Informação e comunicação) para ampliar e incluir novas tecnologias de comunicação: Information Technology: Wikipedia
"Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como empresas brasileiras encaram esse conceito e o traduzem em seu dia-a-dia? Pesquisa inédita realizada com executivos de grandes organizações mostra que há avanços nessa área, porém restam "territórios a ocupar" A Gestão do Conhecimento na Prática

4 comentários:

LN disse...

Este sitio está a ser uma interessante descoberta. Vou linkar, esperando que não se importe - cortesai blogueira, pois!

Vicente disse...

Agradeço à LN pela gentileza e aproveito a oportunidade para me desculpar por ter deletado uma postagem onde havia vários comentários (acidente ao reformar o blog):
À Profª. Tereza Martino / Tempo de Teia que realiza um belo trabalho em Portugal, a quem devo agradecimentos, demorei a descer do Olimpo!;
À Profª. Fátima Franco / Leitura e Escrita na Escola que realiza importante trabalho sobre letramento, parabéns;
À Profª. Gladis Leal dos Santos / Oficina de Educação, Vamos Blogar: (Este é o espaço de um TODO só! Por isso, te peço: - Não entoes só! Combines os versos, num momento só! E passes a todo o resto: Que ninguém é só!). Lindo seu trabalho Gladis!
Ao Prof. Sergio Lima / Sergio Blog e Aprendendo Física – trabalhando na "Oficina Risi" (google pages, ainda em beta) copiei até o link de comentários, no entanto os comentários só aparecem no blog origem. Bom trabalho Prof. Sergio! Perdoe-me pelo erro!;
Ao Prof. Edson Alves de Souza / Informática na Educação: seu comentário, na reforma, aparece em outra postagem. Grande contribuição para a educação Edson;
À Renata Aquino / Yahoo! Busca Educação que gentilmente incluiu os Blogs “Oficina de Projetos” e “tique de professor” na relação dos indicados. Agradeço e parabenizo a Yahoo por esse excelente serviço.
A “Oficina” não é um Blog no estilo jornalístico, cada postagem funciona como um capítulo de um texto eletrônico em produção, estando sujeito a contínuas modificações e aperfeiçoamentos. Portanto peço paciência aos leitores e colaboração para que este blog possa contribuir para o desenvolvimento de projetos de ensino.
Abraços do Vicente

Anônimo disse...

Oi, Vicente:
Como sempre seu trabalho excelente!
tem um agrdecimento especial a você lá no blog Leitura na Escola.Espero que goste.
Abs

Sérgio F. Lima disse...

Opa Vicente!

Isto são ossos do ofício. Mas o mais importante, o conteúdo deste espaço, não foi apagado!

Parabéns novamente pelo excelente trabalho!