22.10.05

Desenvolvimento do Ego



“Segundo Erik Erikson, dos 12 aos 18 anos o adolescente descobre sua identidade, podendo responder à pergunta “Quem sou eu?”. É nesta fase que o adolescente saudável encontra sua vocação podendo planejar seu futuro, definir sua orientação sexual e seu papel na sociedade.”. Veja a apresentação de Carla Soares - Desenvolvimento Humano e psicologia profunda

“Na teoria de Freud, o ego se comporta como mediador entre o id, o superego e o mundo externo. Sua tarefa é encontrar um equilíbrio entre os impulsos primitivos do Id, os imperativos morais do Super Ego e o mundo real. O Ego é responsável pela segurança do indivíduo e, é um canal para a expressão de alguns desejos do id...”. Ego: wikipedia

"O contato com populações que vivem sob condições precárias de saúde e segurança, expostas a situações de risco pessoal e social, tem despertado o interesse por pesquisas que focalizam problemas sociais e a maneira como crianças se desenvolvem nesse contexto. Estes estudos estão inseridos num novo paradigma da Psicologia do Desenvolvimento, que retoma a importância do ambiente e do indivíduo em interação na análise do processo dinâmico de adaptação psicológica... “ Resiliência e o pensamento Winnicottiano: Isadora Severo Garcia e Maria Vitória Mamede Maia

“A autonomia moral foi, desde os primórdios do pensamento ocidental, entendida como expoente da maturidade humana. No contexto da tradição cognitivo-desenvolvimental, a construção da autonomia é concebida, predominantemente, como um processo de separação/individuação. A teoria do desenvolvimento do ego de Jane Loevinger, combinando a abordagem cognitivo-desenvolvimental com a abordagem psicanalítica, propõe o entendimento da autonomia moral como resultado de uma dialética de separação-inclusão, favorecendo uma compreensão mais adequada deste fenômeno, enquanto manifestação de uma maturidade sócio-afetiva...." Maria Luísa Branco: A Construção da Autonomia Moral: A Contribuição da Teoria do Desenvolvimento do Ego de J. Loevinger
“... Construída sobre a premissa de que as necessidades ou impulsos inconscientes, especialmente os impulsos biológicos e sexuais, são a parte central da motivação e da personalidade humana... O eu, surge devido às limitações do ego nas suas interações com o mundo real. Com a aprendizagem e a experiência, o indivíduo desenvolve as capacidades do pensamento realista e a capacidade de adaptar-se ao ambiente. ". Comportamento do Consumidor
“... O conceito de consciência assemelha-se a outros conceitos abstratos como a inteligência, a força de vontade e a mente coletiva; nenhum destes conceitos existe independentemente dos atos que lhes conferem significado e nenhum deles pode servir diretamente como objeto de investigação empírica....": Matrizes no Século XX

"...Interpretar um sonho é: Dar significado, substituí-lo por algo que se ajuste à cadeia dos atos mentais como um elo que tenha validade e importância igual aos restantes... A força motivadora dos sonhos é um desejo buscando sua realização (consciência)...Todo sonho trata de um problema atual da pessoa, cuja solução só pode ser expressa (realizada) no tempo presente....": DecioTenenbaum: A Interpretação dos Sonhos

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