A Arte de Resolver Problemas (Problem Solving)

"A resolução de problemas faz parte das formas de pensamento. Considerada a mais complexa das funções intelectuais, "resolver problemas" é o processo cognitivo de mais alto nível que requer a modulação e o controle de várias rotinas ou habilidades fundamentais (Goldstein & Levin, 1987). Ocorre quando um organismo ou um sistema da inteligência artificial não souber como prosseguir de um estado dado a um estado definido como objetivo, completa a situação problemática que inclui a descoberta do problema e a formulação do problema". Wikipedia: Problem-solving
"Como estratégias para a resolução de problemas surgem as heurísticas, que não são mais do que procedimentos destinados a resolver um problema usando regras que possibilitem chegar rapidamente à solução ou aproximar-se dela... Para o ensino da Matemática importa salientar dois aspectos desta definição: só há problema se um indivíduo o quiser resolver; e não existe um método eficaz para encontrar uma solução para o problema (Borralho, 1995)...” Guzmán, 1989, em Borralho, 1995. Resolução de Problemas: Conceptualização, Concepções, Práticas e Avaliação. Joaquim Antonio P. Pinto
“Compreensão do problema: É possível satisfazer a condicionante? A condicionante é suficiente para determinar a incógnita? Ou é insuficiente? Ou redundante? Ou contraditória? Trace uma figura. Adote uma notação adequada. Separe as diversas partes da condicionante. É possível anotá-las?". Veja a apresentação sobre A arte de resolver problemas: Luciana Moura
George Polya (Universidade Stanford), diz que "Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O Problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver por seus meios, experimenta o sentimento da autoconfiança e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade suscetível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter". Ermínia de Lourdes Campello Fanti e Aparecida Francisco da Silva: Informática e Jogos no ensino da Matemática
Softwares: (Cabri-géomètre (Cabrilog) ... Cabri-géomètre(Site Oficial)
Softwares: (Cabri-géomètre (Cabrilog) ... Cabri-géomètre(Site Oficial)
“... Adotando a concepção de que o ser humano produz 'modelos' ou 'metáforas' na resolução de problemas matemáticos verbais inseridos em contextos reais é, primeiro, apontada a necessidade de entendimento do significado de modelo mental como sendo uma representação mental de um 'todo' em que uma 'teia' cognitiva que envolve significados acerca das suas 'partes' encontram-se estrutural e coerentemente interligados...": Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbais: Cleide Farias de Medeiros

Torre de Hanoi desenvolve a concentração e o raciocínio indutivo. Inicie com três discos para descobrir as regras do jogo. Clique aqui
XADREZ: Melhor jogo já inventado até hoje. Ótima ferramenta educativa para desenvolver a concentração, a sociabilidade, o raciocínio lógico, a tomada de decisão, a imaginação e a criatividade. É uma verdadeira "heurística" para implementar a capacidade de resolver problemas. Jogue xadrez com o computador
Robot Chess (Aprenda a jogar xadrez com um robot falante)
Freechess Centro de Excelência de Xadrez (CEX)
Central de jogos /xadrez-on-line
Thinking machine 4 / Artificial Intelligence
“A presente pesquisa, baseada no construtivismo, teve como objetivo investigar as relações existentes entre a construção das operações de adição e subtração e as estratégias utilizadas pelos sujeitos ao jogar Gamão... Pelos resultados obtidos, constatou-se, através dos procedimentos escolhidos pelos participantes para movimentar suas peças, uma estreita relação entre as estratégias utilizadas por eles durante o jogo, e a construção de interdependências entre a adição e a subtração”. Maria José de Castro Silva, Rosely Palermo Brenelli: O jogo gamão e suas relações com as operações adição e subtração
The site also includes Problem Solving Information. This provides you with practical information about how to implement problem solving in your maths programme as well as some of the philosophical ideas behind problem solving: nzm4mth / problem solving
Nenhum comentário:
Postar um comentário