9.4.07

Ferramentas para a Web


Com o avanço da Web 2.0, a empresa Google se destaca ao implementar uma plataforma Web personalizada que pode ser acessada de qualquer computador, com a seguinte estrutura:

Página inicial personalizada de pesquisas, onde você pode colocar links (preferencialmente na aba inicial) para acesso a sua caixa postal (gmail) e para seus favoritos. Também, você pode incluir gadgets (novidades) para tarefas, para calendário que permite a inclusão de eventos na agenda google, e outras coisas mais. Mais abas (páginas) podem ser criadas, por exemplo, produtividade onde poderá colocar ferramentas de idiomas, etc.

O Gmail agora está aberto, qualquer pessoa pode se inscrever e criar uma conta, o que facilita o trabalho pedagógico. O gmail é gratuito, disponibiliza cerca de 5 GB de espaço para suas mensagens (e arquivos) que nunca são deletados, permite a criação de pastas (marcadores) para organizar suas mensagens ou arquivos e com a instalação de um pequeno programa que cria um disco virtual (gmail drive) em seu computador, você pode com apenas um clique do botão direito do mouse enviar arquivos para sua caixa postal.

Além disso o gmail incorporou o Picassa, um gerenciador e editor de imagens (fotos) que vasculha seu computador e organiza suas imagens, possibilitando a publicação de álbuns na Web inclusive públicos, postagens em blogs e como anexos em e-mail, impressão, etc.
O Google em seu Gmail, também, acrescentou editores de textos, de planilhas e de apresentações (powerpoint), ainda simples, mas funcionais, com cerca de 2,5 GB de espaço para armazenagem dos seus documentos na Web e outro tanto para planilhas e apresentações e ainda permite edição colaborativa, publicação em blogs e o envio para e-mail.
O Blogger, editor de blogs, pode ser acessado através de um link a ser criado nos favoritos da página inicial personalizada do Google, através dele você entra diretamente no painel do seu blog para editá-lo. O Blogger é uma das melhores ferramentas gratuitas para a criação e edição de blogs, transforma o processo de criar e editar um blog em uma brincadeira, mesmo desconhecendo a linguagem html (codificação das páginas) você pode editar e modificar o layout do blog. É uma importante ferramenta para o trabalho pedagógico. A desvantagem é que você não pode enviar arquivos para o blog, mas este problema pode ser resolvido com o GooglePages.
O GooglePages é uma ferramenta para a criação de Sites que está sendo desenvolvida pelo Google, ainda na fase beta já é uma boa e funcional ferramenta para o desenvolvimento de Sites. É possível enviar automaticamente arquivos para o site, mas ainda com pouco espaço (100 MB) para a armazenagem de arquivos.
Congratulações à Google por disponibilizar importantes ferramentas para a inclusão digital. Você pode criar documentos e acessá-los à partir de qualquer computador seja em Lan House, laboratório de escola, Telecentro, etc.
Acréscimo!
A Empresa Google está desativando o Googlepages que está sendo substituido pelo Google Sites . O Google Sites, com mais recursos de edição, envio de arquivos na própria página, subpáginas de apoio, edição colaborativa, inserção de documentos do Google Docs, de fotos e vídeos, etc., é uma boa ferramenta para trabalhos pedagógicos como a edição de um caderno digital para registro dos conteúdos desenvolvidos pelos professores, para o estudo de um determinado assunto, para a elaboração de um projeto de ensino/aprendizagem, para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou, até mesmo, para a tradução de textos pois permite facilmente a aplicação de um layout de duas colunas onde se coloca o texto (que pode ser digitado ou colado) em uma coluna e na outra se faz a tradução.

Links