29.11.07

A Formação de Conceitos





"O termo conceito vem do latin: concéptus (ação de conter, ato de receber, germinação, fruto, feto, pensamento) ... "Representação mental de um objeto abstrato ou concreto, que se mostra como um instrumento fundamental do pensamento em sua tarefa de identificar, descrever e classificar os diferentes elementos e aspectos da realidade.
Noção abstrata contida nas palavras de uma língua para designar, de modo generalizado e, de certa forma, estável, as propriedades e características de uma classe de seres, objetos ou entidades abstratas.
Um conceito possui: extensão, que é o número de elementos da classe em questão (o conceito de 'animal' tem maior extensão do que o de 'vertebrado'); e compreensão, que é o conjunto dos caracteres que constituem a definição ('vertebrado', que não inclui todos os animais, tem compreensão mais detalhada do que 'animal')". Houaiss

"Um conceito é uma idéia abstrata ou um símbolo mental, associado especificamente a uma representação correspondente na linguagem ou na simbologia. Denota todos os objetos de uma dada categoria ou de uma classe de entidades, interações, fenômenos, ou de relações entre eles. Os conceitos são generalizações que omitem as diferenças entre as coisas, tratando-as como se fossem idênticas. São universais que se aplicam igualmente a cada coisa. Os conceitos são também os elementos básicos das proposições; de modo análogo, a palavra é o elemento semântico básico da sentença
Ao contrário das percepções, que são imagens particulares de objetos individuais, os conceitos não podem ser visualizados, porque não são percepções individuais. Os conceitos são construtos derivados da razão, somente podem ser pensados e designados por um nome.
Um termo rotula ou designa conceitos. Diversos conceitos, em parte ou inteiramente, podem compartilhar do mesmo termo. Estes diferentes conceitos são fàcilmente confundidos quando equivocadamente usados de forma intercambiável, que é uma falácia. Também, os conceitos de 'termo' e o de 'conceito' são frequentemente confundidos, embora os dois não sejam o mesmo." Conceito: Wikipedia

Possuir um conceito é ter a capacidade de usar um termo que o exprima ao fazer juízos; esta capacidade está relacionada com coisas como saber reconhecer quando o termo se aplica, assim como poder compreender as conseqüências de sua aplicação.Dicionário Oxford de Filosofia
"...Vygotsky foi um dos estudiosos desse tema, desenvolvendo alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos....a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores...." Formação dos conceitos científicos e práticas pedagógicas: Cleide Nébias
Mapeamento de conceitos é uma técnica para visualizar as relações entre diferentes conceitos. Um mapa conceitual é um diagrama que exibe as relações entre diversos conceitos. Os conceitos são organizados com setas em uma estrutura hierárquica com ramificações descendentes. A relação entre conceitos é articulada unindo frases, por exemplo, "dá origem", "resulta dentro", é "requerido por" ou "contribui para.” Mapa Conceitual: Wikipedia
“O artigo discute os pressupostos teóricos de uma ação pedagógica voltada para a formação de conceitos em Matemática ... desenvolve análise documental para situar as ações no contexto do movimento de reorganização curricular e de renovação das formas de difusão do conhecimento matemático...”. José Carlos Miguel: Formação de conceitos em matemática.
“Este texto faz uma síntese da teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. A partir do pensamento de Vygotsky, é elaborada uma contribuição para o ensino de geografia, com ênfase na formação de conceitos geográficos”. Lana de Souza Cavalcanti: Uma contribuição de Vygostsky ao ensino de geografia.
Este artigo apresenta resultados de um estudo empírico que teve como objetivo identificar possíveis mudanças que ocorrem no pensamento de jovens e adultos em processo de escolarização, no âmbito da aprendizagem de um conceito científico determinado. O estudo tomou como referência teorias que investigam as relações entre diferenças culturais e modos de pensamento, explorando a possibilidade de influências da escolarização nos processos de funcionamento cognitivo. Mayra Patrícia Moura: Desenvolvimento do Pensamento: Um estudo sobre o desenvolvimento de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização.

"O objetivo dessa pesquisa é o estudo dos fenômenos que interferem no ensino-aprendizagem do conceito de área no Ensino Fundamental. Além disso,apresenta uma proposta de ensino do conceito de área e uma reflexão sobre a aprendizagem desse conteúdo por meio de uma seqüência didática envolvendo a decomposição e composição de figuras planas. As seguintes hipóteses nortearam o desenvolvimento das diferentes atividades propostas:...".
Sonia Regina Facco: Conceito de área / Uma proposta de ensino-aprendizagem
“...Até agora, nenhuma das teorias representadas é suficientemente abrangente para abarcar os processos cognitivos de perceber, aprender, lembrar e reconhecer....": Vânia F. C. de Sá Henriques, Fátima Regina Brito Uhr e Adriana Benevides Soares em: Formação de Conceitos e a Organização do Conhecimento

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