9.4.07

Ferramentas para a Web


Com o avanço da Web 2.0, a empresa Google se destaca ao implementar uma plataforma Web personalizada que pode ser acessada de qualquer computador, com a seguinte estrutura:

Página inicial personalizada de pesquisas, onde você pode colocar links (preferencialmente na aba inicial) para acesso a sua caixa postal (gmail) e para seus favoritos. Também, você pode incluir gadgets (novidades) para tarefas, para calendário que permite a inclusão de eventos na agenda google, e outras coisas mais. Mais abas (páginas) podem ser criadas, por exemplo, produtividade onde poderá colocar ferramentas de idiomas, etc.

O Gmail agora está aberto, qualquer pessoa pode se inscrever e criar uma conta, o que facilita o trabalho pedagógico. O gmail é gratuito, disponibiliza cerca de 5 GB de espaço para suas mensagens (e arquivos) que nunca são deletados, permite a criação de pastas (marcadores) para organizar suas mensagens ou arquivos e com a instalação de um pequeno programa que cria um disco virtual (gmail drive) em seu computador, você pode com apenas um clique do botão direito do mouse enviar arquivos para sua caixa postal.

Além disso o gmail incorporou o Picassa, um gerenciador e editor de imagens (fotos) que vasculha seu computador e organiza suas imagens, possibilitando a publicação de álbuns na Web inclusive públicos, postagens em blogs e como anexos em e-mail, impressão, etc.
O Google em seu Gmail, também, acrescentou editores de textos, de planilhas e de apresentações (powerpoint), ainda simples, mas funcionais, com cerca de 2,5 GB de espaço para armazenagem dos seus documentos na Web e outro tanto para planilhas e apresentações e ainda permite edição colaborativa, publicação em blogs e o envio para e-mail.
O Blogger, editor de blogs, pode ser acessado através de um link a ser criado nos favoritos da página inicial personalizada do Google, através dele você entra diretamente no painel do seu blog para editá-lo. O Blogger é uma das melhores ferramentas gratuitas para a criação e edição de blogs, transforma o processo de criar e editar um blog em uma brincadeira, mesmo desconhecendo a linguagem html (codificação das páginas) você pode editar e modificar o layout do blog. É uma importante ferramenta para o trabalho pedagógico. A desvantagem é que você não pode enviar arquivos para o blog, mas este problema pode ser resolvido com o GooglePages.
O GooglePages é uma ferramenta para a criação de Sites que está sendo desenvolvida pelo Google, ainda na fase beta já é uma boa e funcional ferramenta para o desenvolvimento de Sites. É possível enviar automaticamente arquivos para o site, mas ainda com pouco espaço (100 MB) para a armazenagem de arquivos.
Congratulações à Google por disponibilizar importantes ferramentas para a inclusão digital. Você pode criar documentos e acessá-los à partir de qualquer computador seja em Lan House, laboratório de escola, Telecentro, etc.
Acréscimo!
A Empresa Google está desativando o Googlepages que está sendo substituido pelo Google Sites . O Google Sites, com mais recursos de edição, envio de arquivos na própria página, subpáginas de apoio, edição colaborativa, inserção de documentos do Google Docs, de fotos e vídeos, etc., é uma boa ferramenta para trabalhos pedagógicos como a edição de um caderno digital para registro dos conteúdos desenvolvidos pelos professores, para o estudo de um determinado assunto, para a elaboração de um projeto de ensino/aprendizagem, para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou, até mesmo, para a tradução de textos pois permite facilmente a aplicação de um layout de duas colunas onde se coloca o texto (que pode ser digitado ou colado) em uma coluna e na outra se faz a tradução.

Links

13 comentários:

Márcia Sales disse...

Parabéns pelo seu blog.
Vou colocar o link dele lá no meu.
Também fiz uma matéria sobre o Google.
http://fazendo-blogs.blogspot.com/2007_01_01_archive.html
Abraços!

Fátima Campilho disse...

Olá, Vicente
Tive que "ir a Portugal" virtualmente, conhecer Teresa do Tempo de Teia para finalmente aportar aqui na sua oficina.
Li alguns textos, também adoro filosofia, porém, embora seja professora, não gosto de pedagogia.
Ela me disse que você usa os livros dela. Há algum projeto de leitura aqui?
Realmente,o novo Google está muito bom, mas ainda não usei todos os recursos.Como não entendo nada de html, adorei poder mudar template, entre outros, no Blogger ;=)
Abraços.

Vicente Risi Junior disse...

Cara amiga Fátima,
A prefeitura de SP está desenvolvendo o Programa Ler e Escrever como prioridade para corrigir as distorções já conhecidas. Em nossa escola, tanto seus Blogs como os livros da professora Teresa Marques são valiosas contribuições. A "Oficina de Projetos" tem como eixo o desenvolvimento do processo educativo (aprendizagem e "construção do conhecimento") através de projetos de ensino e de projetos de aprendizagem (trabalho) onde cada postagem enfoca um aspecto do processo. Com a vinda de novos editores, seguramente,serão abordados temas relacionados à implementação e gerenciamento dos projetos. A cada dia o Google apararece com uma novidade, agora está negociando a inclusão de sons nas imagens, um gato com seu miado, será muito bem vindo!.
Abraços, Vicente

Fátima Campilho disse...

Vicente,
Essa linguagem pedagógica deixa-me tonta, porém sempre estou mais interessada em projetos de trabalho, creio! Veja no Blogstórias Essenciais, no link Meus Blogs, alguns deles.Depois diga-me se estou certa.
Ando sem tempo para visitar blogs amigos, ocupadíssima com a implementação dos ciclos e aprovação automática aqui na Prefeitura do Rio de Janeiro. Estamos perdidos e revoltados. Participo na próxima semana semana de um seminário de planejamento e avaliação onde estará Celso Vasconcelos, entre outros. Na verdade, gostaria de trabalhar na Escola Da Ponte.
Abraços.

Sindy disse...

Olá Vicente!
Há tempos não passo por aqui. O blog está sensacional. Aproveitei para fazer um link em um site amigo: GEEMAC. Faça uma visita para conhecer um pouco do trabalho: http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/
Abraços
Sintian
http://bloguinfo.blogspot.com

Fátima Campilho disse...

Olá, Vicente
Hoje estou realmente relaxada. Acabei de chegar da assembléia do sindicato com uma vitória: os vereadores ficaram do nosso lado e derrubamos a aprovação automática. O plano de carreira ficou para outro dia. Continuamos a luta com outra paralisação no dia 20 dessa vez na Prefeitura. Somos a favor dos ciclos com debate amplo pela categoria. Estou cansada, mas ponho os pés na escola amanhã de salto alto porque não há vitória sem sacrifício. Em tempo, me viu na Globo? Rsss
Abraços.

Fátima Franco disse...

Oi, Vicente:
este blog está cada vez melhor, com postagns excelentes.Realmente, o Google é tudo o que a gente precisa na escola. Eu sou Googlemaníaca assumida. Uso todos os recursos, prá facilitar minha vida.
Abraços e obrigada por enviar tantos leitores ao meu blog.

Tereza disse...

Descobri novos recursos o Google Notas e o Google Custom Search. Os professores têm várias possibilidades de utilização do google em seus projetos de apredizagem. Parabéns pelo post.

Fátima Franco disse...

Olá, Vicente:
anda sumido ,hein?
Tomei a liberdade de indicar seu blog para o Prêmio Blog com Tomates.
Espero que aceite.As informações estão no blog Leitura Escola.
Um abraço e bom final de férias.

Vicente Risi Junior disse...

Olá, Fátima
Parabéns pelos seus blogs e pela sua contribuição para o processo de letramento dos nossos alunos. Realmente estou um pouco sumido, tentando transferir a responsabilidade de edição dos blogs do tião a novos professores, estou mais concentrado na reforma do blog desenhando ciência que me tem consumido muito tempo na edição e busca de conteúdos significativos para a aprendizagem e ensino das ciências. Agradeço sua indicação para o Prêmio Blog com Tomates, espero que num processo de um para cinco o Blogando com Tomates não seja detonado. Agradeço, também, à Professora Tereza pelas indicações.

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Prof.Vicente,

Seu blog é um dos indicados ao Prêmio Blogs com Tomates no Dicas da Aninha

Abração
Gládis

Trilha Literária disse...

Olá Prof. Vicente,

Também indico o seu blog ao Prêmio Blog com Tomates no CultEduc.

Um abraço, Márcia.

Fátima Campilho disse...

Olá, Vicente
Passei justamente para saber se tinha sido indicado. Fiquei 20 dias sem Internet. Imagine meu desespero! RSSS
Abraços.